ispc 2019 em Turim faz homenagem a Primo Levi



A 23ª conferência anual da Sociedade Internacional para a Filosofia da Química (ISPC) será realizada de segunda-feira, 15 de julho até quarta-feira, 17 de julho de 2019, em Torino (Itália), no Departamento de Química da Universidade de Torino.

A data limite para submissão de trabalhos é 01 de Março de 2019. Todas as informações no site: http://www.ispc2019.unito.it

A conferência estará aberta a toda a gama de tópicos relacionados com a filosofia da química e a filosofia da ciência, abordados a partir de uma perspectiva química.

A edição de 2019 da conferência do ISPC também celebrará dois aniversários especialmente relevantes para a comunidade de químicos.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o Ano de 2019 como “O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”, assinalando o 150º aniversário da publicação da primeira Tabela Periódica por Dimitri Mendeleev em 1869. O Sistema Periódico é uma conquista crucial de química e um conceito científico unificador, com amplas implicações em Astronomia, Química, Física, Biologia e outras ciências naturais. Seu aniversário será comemorado com uma palestra especial do Prof. Eric Scerri (Universidade da Califórnia-Los Angeles, UCLA).

O ano de 2019 é também o centésimo aniversário do nascimento do escritor e químico italiano Primo Levi, nascido em Turim em 1919. Levi, que foi testemunha da Shoah e autor do famoso livro "The Periodic System", foi um estudante no Departamento de Química da Universidade de Turim. Este evento será comemorado com uma palestra do Centro Studi Primo Levi, o centro de estudos internacionais dedicado a familiarizar as pessoas com a figura e o trabalho de Levi.