Leseq no Congresso Internacional de Ensino de Ciências
O Leseq participará do 2o Congresso Internacional de Ensino de Ciências (ICSE 2014), realizado entre 27 e 30 de Agosto de 2014 em Foz do Iguaçu (PR), com dois trabalhos focalizando a temática da semiótica e da filosofia em confluência com o ensino de química, sob diferentes aspectos. Aproveite a oportunidade para conhecer o trabalho do Leseq, converse com os autores e inicie uma relação de parceria e colaboração para a divulgação da semiótica no ensino de química. Conheça os temas dos trabalhos que serão apresentados:
(1) Semiótica e Ensino de Química: estudos sobre signos gráficos da representação estrutural em manuais didáticos e artigos anteriores a 1950
Nesse artigo, defendemos nossa tese de necessária investigação das produções simbólicas anteriores a 1950 para compreender adequadamente a noção de espaço e, de forma ampla, a estereoquímica. O trabalho focaliza questões de ampla confluência entre a semiótica e a filosofia da química, em termos da noções de representação estrutural.
(2) The Role of Symbolic
Expression in the Development and Evaluation of Digital Content for Chemistry
Education (to be presented in english)
Nesse artigo, apresentamos os resultados de nossa pesquisa e produção de vídeos (animações) que consideram de forma ampla tema para o ensino superior e médio de química. Focalizamos, em uma perspectiva teórica, as noções de formas simbólicas, em sentido geral, e mimese, em sentido específico, como guias para as produções que temos desenvolvido em parceria com o NEaD-LIFE-UFRJ.
Você pode ter acesso aos nossos textos em primiera mão clicando no link
ao lado "Nossas Publicações". Visite os nossos painéis, participe das
sessões de apresentação oral nesse evento, conheça o potencial da semiótica como
recurso teórico e metodológico para a investigação e ação no espaço
escolar da química. Esperamos por você lá. Forte abraço da equipe do
Leseq.
