Intersubjetividade e Semiótica


Foi publicado o mais recente número do Journal of Cognitive Semiotics (JCS) que discute a função da Intersubjetividade no processo de formação do sujeito. Nesta edição, são nove artigos que tratam do tema sob diferentes aspectos, mas que priorizam questões inerentes ao desenvolvimento social e antropológico. Destacamos e sugerimos a leitura deste número do JCS pelo compromisso editorial com uma linha de pesquisa em semiótica que dá destaque à função histórico-social como determinante do processo de formação do sujeito. Nas palavras dos editores Ricardo Fusaroli (Center of Semiotics - Aarhus Uiversity - DK), Paolo Demuru (Instituto Italiano de Scienze Umane - IT) e Anna Borghi (Università di Bologna - IT), os neurocientistas tem dedicado cada vez mais atenção ao processo intersubjetivo do desenvolvimento, como um aspecto determinante na formação neuronal. Destaca-se inclusive o surgimento de uma nova disciplina: "neurociência social". Para aqueles que se dedicam ao estudo das relações entre linguagem, gestual, som, imagem e o processo educativo em qualquer domínio, a leitura desses textos é uma excelente opção. Você pode ter acesso aos textos completos no sítio do Journal of Cognitive Semiotics. Para maiores detalhes entre em contato com o Leseq.